terça-feira, 8 de junho de 2010

EcoArraial 2010



O que nossos guias diziam há mais de 15 anos

 Muitos dos acontecimentos mundiais que estamos presenciando em tempos recentes foram anunciados pelos mentores espirituais da CFA com antecedência superior a 15 anos. Junto com as informações, vinha a recomendação de que a casa se alinhasse decididamente no esforço de conscientização ambiental e de difusão das chamadas tecnologias alternativas, ou ecotécnicas.

Uma das mensagens mais contundentes foi recebida pela médium Celi Bomfim , por via psicofônica, em dezembro de 1991. Tratava-se de uma comunicação sobre as fortes mudanças climáticas que deveriam acontecer nas décadas seguintes. Segundo a entidade comunicante, o caboclo Tupinambá, as mudanças seriam sentidas primeiramente no pólo norte e nos países do norte da Europa. Chegou a acrescentar que alguns vulcões seriam reativados, principalmente os mais próximos das calotas polares. Em outras ocasiões, sempre na primeira metade dos anos 90, o dirigente espiritual pela CFA citou o risco de elevação dos oceanos, com aumento de desastres ambientais e redução das áreas agricultáveis. De acordo com Tupinambá, tais mudanças iriam tornar imperioso o redirecionamento do uso da tecnologia, com necessidade de aprendizado de técnicas simples e menos agressivas.

O que Tupinambá alertava, há quase vinte anos, é o que hoje a ciência já comprovou e todos sabemos: o clima da Terra está mudando, e em grande parte por culpa da ganância do próprio homem e de sua tecnologia predatória. A insustentabilidade da relação com a natureza teria de dar lugar a um outro modelo, onde, em lugar de consumo desenfreado e esgotamento irresponsável dos recursos, teríamos de aprender a produzir mais com menos: além de uma mera questão de consciência ambiental, o que nossos mentores nos propunham era uma forma prática de trabalhar o conceito de amor ao próximo, base da mensagem do evangelho.

Neste sentido, oportunidades de troca como o EcoArraial não são uma pausa no trabalho espiritual, mas parte essencial dele. As notícias cada vez mais alarmantes sobre a redução da calota polar, os distúrbios climáticos e geológicos que já tornaram 2010 o ano mais atípico da História, estão aí para atestar que mudanças de rumo serão inevitáveis. Como médiuns, cabe a nós aprender para difundir. Nosso papel, tanto do ponto de vista espiritual quanto material, é ajudar a preparar o caminho para uma era de maior simplicidade e solidariedade.

Diga sim ao futuro: no dia 12 de junho, esteja conosco no EcoArraial.

EcoArraial 2010

Quando e onde:

12 de junho de 2010, das 9h30 às 19h30
Casa de Francisco de Assis
Rua Alice, 308 - Laranjeiras
Rio de Janeiro

Entrada quase franca: um quilo de alimento não perecível ou R$ 3,00 para os projetos sociais da instituição.
A programação completa do EcoArraial está AQUI!

A memória de todas as edições do EcoArraial, desde 1996, incluindo algumas fotos, está no site Aldeia Planetária.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'