sexta-feira, 10 de junho de 2011

O Saber Não Faz Mal A Ninguém.


Muitas coisas na bíblia, ao longo do tempo, foram modificadas. A começar pelas traduções, cada vez mais usam palavras que modificam, ou ganham certa interpretação do tradutor, dão sentidos diversos aos textos.

O concilio de Constantinopla aconteceu em 553 d.c. e foi nesse concílio que o rei ordenou que fosse retirada a reencarnação da bíblia, entre outras tantas coisas incômoda e que davam às pessoas a responsabilidade por seus atos e por seus acertos.

Esse concílio foi o Quinto na história, e teve como responsável o rei Justiniano. Justiniano só convocou para a reunião bispos do oriente (ortodoxos), onde o Papa Virgílio (Papa da época) não quis participar e foi contra a retirada da reencarnação da bíblia.

O senhor Martinho Lutero, que nasceu no século XVI (10 de novembro de 1483), fundador da Igreja Protestante (Evangélica, Batista Etc.), foi padre e já pegou a bíblia bem diferente e alterada pelo concílio.

Tantas pessosa falam e "desmentem" a reencarnação e não param pra pensar e nem analisam que ela estava presente na bíblia e que foram os homens que a tiraram de lá. O que o homem faz não é falho? Esse é um dos motivos da reencarnação não estar presente na religião protestante e nem na católica.

O que quero dizer é que as pessoas devem estudar! Analizarem antes de acreditar em alguma "verdade".

O "fundador" do espiritismo era um cientista e não acreditava em espíritos, nem que eles falavam e moviam as cadeiras. Então ele resolveu estudar estes fenômenos e chegou onde chegou. não foi uma questão de ler alguma coisa ou alguém lhe afirmar algo, que o fez acreditar e fundamentar a codificação, mas a pesquisa!

Não acreditem numa coisa apenas por que te falam. Busque estudar, aprofundar e explorar todas as vertentes históricas, sem medo de dogmas e crendices. Aja como cientista - aquele que especula, estuda e vai a fundo! Vá ler, conteste, tente achar lógica. Não crie uma fé cega!

Uma das coisas que eu mais gosto na religião (espirita Kardecista) é que ela diz que devemos estudar. Não devemos ficar parados e acreditar no que nela diz. Temos que analizar a lógica. E pelo pouco que a estudo, nunca encontrei uma contradição. Por isso que ela é ciência, religião e filosofia.

No mais, para aqueles que endeusam Kardec, o mesmo disse que em matéria de espiritismo só se havia escrito a primeira palavra e que muito ainda havia a acrescentar no futuro. Portanto, a Ciência ainda tem muito o que pesquisar e descobrir. E nós, temos que deixar de ser ingênuos e imaturos e mergulhar mais profundamente e com responsabilidade na vida, buscando compreender seus mecanismos, sem preconceitos, com mente aberta.

Também gosto muito da Teosofia, por sua proposta de buscar a verdade acima de tudo. A Wikipédia dá uma boa explicação:

A Teosofia é um corpo de conhecimento que sintetiza Filosofia, Religião e Ciência. Tanto hoje como na antiguidade, a Teosofia se constitui na sabedoria universal e eterna presente nas grandes religiões, filosofias e nas principais ciências da humanidade, e pode ser encontrada na raiz ou origem, em maior ou menor grau, dos diversos sistemas de crenças ao longo da história.


A teosofia foi apresentada ao mundo moderno por Helena Blavatsky, no final do século XIX, e desde então vem sendo divulgada por teosofistas em diversos países . Com seu caráter interdisciplinar, a teosofia proporciona uma ponte entre as diversas culturas e tradições religiosas. Segundo Blavatsky, “Teosofia é conhecimento divino ou ciência divina.”

O que sabemos do universo e de Deus, afinal? Tirando as informações duvidosas que os outros afirmam, fundamentados no disse-me-disse produzido para dominar as massas, quase nada. Deus é tão grande e inconcebível para nós no atual estágio em que estamos, que ainda teimamos em enquadrá-lo em nossas pobres concepções, que nem para nós próprios, nos diversos campos da vida, parecem estar dando certo.

Precisamos acordar e fazer nossa parte. Aí, então, talvez um dia consigamos perceber Deus numa amplitude muito superior à nossa posição mesquinha e ególatra de hoje.

A paz a todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'