quinta-feira, 25 de agosto de 2011

A NASA estaria mudando as cores das fotos de Marte?

Uma das coisas que mais chamou a atenção desde que a NASA começou a obter fotos de Marte foi a coloração das fotos obtidas e apresentadas à imprensa e ao público. A NASA alega que a atmosfera do planeta vermelho é… vermelha!

Contudo, existem muitas indicações que apontam justamente para o contrário, uma delas sendo fotos do próprio equipamento da NASA que foram tiradas aqui na Terra e depois este mesmo equipamento aparece em fotos após chegar em Marte, apresentando coloração diferenciada.

Veja por exemplo estas fotos abaixo, onde o próprio instrumento que deveria ser usado para calibrar as cores das fotos de Marte mostra nitidamente que a foto no destino final do equipamento foi de alguma forma alterada:


O último quadro da figura acima é da foto do instrumento que é utilizado para ver a posição do sol, bem como calibrar as cores das fotos, tirada na Terra. Fica evidente que algo fora do normal ocorreu: como é comentado na foto acima “blue became red on Mars“, ou “azul ficou vermelho em Marte“.

Mas as indicações de que as fotos foram alteradas não param por aqui.

Temos aqui duas fotos curiosas mostrando na direita a plataforma da sonda em Marte, com uma mangueira alaranjada. Contudo, na Terra esta mangueira era amarela, como pode ser visto na foto da direita:


Será que a mangueira ressecou em Marte e mudou de cor?

Vamos imaginar por um momento que a NASA esteja realmente adulterando as fotos, então o que aconteceria se corrigíssemos estas fotos para que representassem uma imagem real? Abaixo, na esquerda, temos uma foto como foi apresentada pela NASA, e na direita a mesma imagem com a cor ajustada para remover o excesso de vermelho. Não seria possível que a paisagem de Marte fosse realmente como a da foto à direita?

Apesar do solo de Marte ter a coloração avermelhada, não significa necessariamente que o céu deva ser da mesma cor. Veja agora outra foto, a qual foi também ajustada para torná-la mais natural. Pode-se ver que no quadro da esquerda, que foi apresentado pela NASA, a própria bandeira dos EUA aparece com cores fora do padrão. Quando a foto é ajustada (quadro da direita) para mostrar a bandeira em cores próximas ao padrão, a atmosfera também se torna parecida com a da Terra.


Além dessas discrepâncias nas cores das fotos que servem para dar respaldo à tese de que a NASA está ocultando a verdadeira cor de Marte, também mostramos abaixo uma ocasião quando, em uma conferência de imprensa ao vivo, a dita agência projetou uma foto de Marte que mostrava o céu com cores similares à da Terra. Veja a foto abaixo:


Na época, a NASA rapidamente trocou a foto por outra com o ‘tradicional’ céu avermelhado. Teria algum técnico se equivocado e divulgado uma foto antes de ter sido alterada?

Com todas essas e outras discrepâncias que têm aparecido, fica difícil de acreditar que algo mais não esteja ocorrendo nos bastidores da NASA.

E você, o que acha?



Um comentário:

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'