segunda-feira, 8 de agosto de 2011

O Futuro ao Nosso Alcance

A capacidade de prever fatos de nossa vida desperta fascínio
 e curiosidade e é tema de estudo da parapsicologia

Por Erickson Aranda

Quem nunca se sentiu tentado a descobrir detalhes do seu futuro? A capacidade de prever fatos de nossa vida desperta fascínio e curiosidade em milhares de pessoas. Existe até quem estude e apresente um conjunto de teorias para explicar as manifestações que vão além dos cinco sentidos. São os parapsicólogos. Para eles, todo o ser humano pode ser capaz de prever o futuro, ter o dom da vidência, a chamada precognição.

Habilidade que possui o personagem Herculano Quintanilha (Rodrigo Lombardi), na novela "O Astro", da Rede Globo. Na trama, além de vidente, ele é também ilusionista. A imagem estereotipada de mágico, com turbante e uma pedra de ametista na cabeça, coloca em dúvida a capacidade do personagem, mas as visões independem desses elementos simbólicos. Elas surgem de forma espontânea ou quando ele se concentra.

E é mais ou menos assim que ocorre, segundo a parapsicologia, na vida real. "O vidente é um paranormal. Esse ‘poder’ independe de símbolos ou experiência religiosa. A precognição ocorre de forma espontânea. Pode ser em sonhos, durante uma meditação ou sempre que há uma situação de acalento interno, uma tranquilidade interior. Por isso, ela pode se manifestar durante um culto religioso", explica o parapsicólogo Luis Carlos de Castro, diretor do Instituto de Parapsicologia Clínica e Potencial Psíquico (Ipappi) de Minas Gerais.

A vidente Marina Gold, colaboradora do site Esotérico do portal Terra, considera essa capacidade como uma forma diferente de raciocínio. "Durante uma conversa, capto o que está escrito no currículo de vida da pessoa. Não é nada de excepcional. Sabe aquelas imagens que surgem em nossa cabeça quando estamos lendo um livro? É isso que ocorre comigo durante uma consulta", explica Marina.

Ela, no entanto, faz questão de ressaltar sua visão sobre destino e futuro. "Cada pessoa tem inúmeros destinos e, a eles, eu tenho acesso. Já o futuro é a escolha que a pessoa faz diante desses caminhos possíveis", pontua. Como exemplo, ela cita o caso de uma mulher que ela atendeu em seu consultório, anos atrás. "Na época, falei com a consulente que a nora dela (mesmo sem conhecê-la) precisava de tratamento psiquiátrico porque um dia ela poderia matar o marido (filho da consulente). Anos depois, a senhora chegou na porta da minha casa afirmando que deveria ter me escutado porque o filho havia sido assassinado pela esposa". Na visão de Marina, o destino que ela viu era a morte do filho da consulente, mas o futuro poderia ter sido mudado.

Mentalização

Luis Carlos de Castro acredita que, nesses casos, quando algo ruim é previsto por um paranormal ou por uma pessoa normal em um sonho, ela pode mentalizar a mudança. "Quando há a precognição de algo negativo, é o inconsciente falando: ‘arruma para você ser feliz, tem jeito de mudar’. É possível reconfigurar isso na mente humana porque o criador do universo seria muito sarcástico se desse essa capacidade, e o paranormal não pudesse mudar o destino", ressalta.

A empresária Deusa Rodrigues, 47, conta ter vivido isso na prática. Ao se consultar com uma vidente que lia cartas, ouviu que seu irmão poderia sofrer um acidente de carro e que, naquele ano, ele deveria evitar o uso de bebidas alcoólicas. "Fui nessa cartomante no início do ano para saber como seria minha vida financeira ao longo dos próximos 12 meses. Do nada, ela afirmou que aquele era um ano de risco para meu irmão. Em outras duas consultas, ela insistiu nisso. Pediu que eu o alertasse sobre o uso de bebidas e fizesse orações para ele", conta.

No dia 14 de novembro daquele ano, o irmão de Deusa sofreu um grave acidente. E ela acredita que ele só não morreu por causa da mentalização positiva que ela fez ao longo do ano.

A intuição de Deusa também teria contado naquele momento. Antes de o irmão viajar, ela sugeriu que ele fosse no carro dela, um veículo mais robusto. "Meu carro ficou totalmente destruído. Ele bateu de frente com uma pedra e estava a 140 km/h. Se tivesse viajado no carro de passeio dele, não teria sobrevivido".


Saiba mais

A parapsicologia é o estudo dos fenômenos misteriosos, à primeira vista inexplicáveis, porém, relacionados às manifestações do inconsciente humano. São fenômenos paranormais a precognição, a telepatia, a telecinesia (movimentação de objetos com a mente) etc. Assim como a psicanálise, a parapsicologia é considerada uma pseudociência porque, mesmo tendo um alto padrão de conhecimento, não resulta da aplicação de métodos científicos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'