domingo, 15 de abril de 2012

Médiuns e a atualidade


Lula só livrou do câncer, depois de cirurgia espiritual realizada por João de Deus, em Abadiânia.

A revista IstoÉ informa que a presidente Dilma indicou o médium João de Deus ao ex-presidente Lula. Dilma teria feito tratamento espiritual com esse médium. O ator Reinaldo Gianecchini também afirma ter feito tratamento espiritual com o mesmo. Todos em luta contra o câncer. É, os médiuns estão sempre na vida dos brasileiros famosos, autoridades ou populares. E na mídia, no cinema, como em O Filme dos Espíritos, Chico Xavier, Nosso Lar, em novelas, minisséries televisivas, despertando sempre grande interesse dos brasileiros pelos benefícios da mediunidade, a comunicação entre vivos e mortos, ou entre encarnados e desencarnados, como quer a doutrina espírita.

Não é de hoje a presença do Espiritismo na vida brasileira. Na década de 1860, a doutrina espírita, através das obras de Allan Kardec, chegaria ao Brasil e se fundariam os primeiros grupos e jornais. Foram muitas perseguições, especialmente contra as curas espirituais. O Espiritismo tornou-se uma religião cristã, expandiu-se em trabalhos assistenciais, mas a prática mediúnica continuou sua marca. A trajetória do médium Chico Xavier reforçou a ideia de que espírita "recebe Espíritos".

Não! Nem todo espírita é médium, como nem todo médium é espírita. No ano passado completaram-se 150 anos da publicação de O Livro dos Médiuns, de Allan Kardec. Segunda obra da codificação espírita, o livro desfaz equívocos sobre as manifestações dos espíritos ou mortos - como ver tradição ocidental cristã -, discutindo o maravilhoso e o sobrenatural, locais assombrados, ideias fantasmagóricas e crenças demoníacas... Nele Kardec também define mediunidade, tipos de médiuns, formação dos médiuns, obsessão, modos de manifestações dos espíritos, os inconvenientes e perigos do trato mediúnico...

Clássico da cultura religiosa mundial, O Livro dos Médiuns mostra a faculdade mediúnica como condição humana, mais ostensiva nalgumas pessoas que noutras, independendo de religião, condição social, etnia, etc. Enfim, "Toda pessoa que sente a influência dos Espíritos, em qualquer grau de intensidade, é médium". Diz o codificador.

MARCOS JOSÉ DINIZ SILVA
PROFESSOR E PESQUISADOR DA UFC


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'