quarta-feira, 25 de julho de 2012

Nasa detecta inusual derretimento de gelo na Groenlândia



Washington, 25 jul (Prensa Latina) A fusão superficial da camada de gelo na Groenlândia atingiu níveis imprevistos por sua magnitude, anunciou a Agência Espacial Estadunidense (NASA).

  Durante o mês de julho, com máxima ao redor do dia 12, até 97 por cento do gelo superficial que cobre essa ilha derreteu, registrou essa instituição com a utilização de três satélites diferentes.

A superfície com liquefação aumentou de 40 por cento até 97 em apenas quatro dias, detalhou a NASA.

Durante os últimos 30 anos, período no qual esse monitoramento é realizado com satélites, a maior fusão da camada superior de gelo tinha chegado a apenas 55 por cento.

Segundo os registros geológicos -mostras de gelo antigo-, apontam os cientistas, um acontecimento similar ocorreu em 1889. De acordo com os modelos climáticos esse tipo de evento extremo pode registrar-se uma vez a cada 150 anos.

"É um indício enorme de algo, cujo significado teremos que desvendar nos próximos anos", comentou Waleed Abdalati, diretor científico da NASA.

Nesse contexto destaca-se o desprendimento na semana passada a partir do glaciar Petermann, no norte da Groenlândia, de um gigantesco iceberg.

Ainda que as causas desses fenômenos não foram cientificamente esclarecidas em sua totalidade, os especialistas as vinculam com o atual processo de aquecimento global do planeta como consequência do aumento da concentração atmosférica de gases de efeito estufa com origem na atividade humana.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'