segunda-feira, 12 de novembro de 2012

As Pedras Andantes


O  fenômeno Sliding Rocks, como é popularmente conhecido, é uma das coisas mais estranhas que encontramos recentemente. Rochas de 200 gramas para 300 quilos, deslizar à vontade pela superfície árida de Racetrack Playa, um lago drenado em Death Valley (Califórnia). Este lugar é o ponto mais baixo dos EUA e onde muitas vezes atinge as temperaturas mais elevadas em todo o país. Os primeiros estudos sobre este incidente foram feitos no início dos anos cinquenta, embora não sejam documentados avistamentos desde 1915.

Dezenas de geólogos e estudiosos desde então, tentam dar uma explicação razoável para este fenômeno, mas, por agora, todas foram sendo descartados após testar sua impossibilidade. A única coisa que parece claro é que as pedras deslizaram em períodos chuvosos, uma vez que os sulcos são suaves e segue-se que se formam sobre a lama.

A ação humana está descartada, já que é proibido entrar no lago nessa épocas, porque as impressões produzidas na superfície pode permanecer lá por anos, quebrando assim a natureza do lugar. Este é um dos lugares mais secos na América do Norte e só pouca chuva recebe nos meses de inverno, mas quando isso acontece, grande parte da superfície do lago é preenchido com uma fina camada de água apenas algumas polegadas. Descartadas mãos humanas, passamos por outras teorias.

Terremotos. Esta foi uma das primeiras teorias, mas ao longo dos anos, a tecnologia tem mostrado que as pedras ainda estão se movendo sem qualquer registro sísmico.

Movimentos causada pelo gelo e o vento. Esta teoria tem sido que mais força tem tomado durante vários anos. Foi dito que ao congelar a camada de água, ventos fortes moveram as pedras em seu lugar. É claro que as pedras deveriam estar sobre o gelo, e não a ela ligada, para que isso se desse. Além disso, estudos posteriores demonstraram que não existem tais ventos fortes o suficiente na terra, para mover pedras daquele tamanho. Outros estudos marcaram pedras em grupos dentro de círculos e depois de um tempo, algumas dessas pedras dentro destes círculos tinham deslizado e outras não, e, curiosamente, algumas delas em direções opostas, de modo que a teoria é também completamente descartada gelo .

Neste ponto, gostaria de esclarecer algum movimento documentado de rochas. Alguns deles chegaram a deslizar mais de quatro metros, polegadas, por vezes, apenas alguns. Os caminhos são totalmente diferentes e aleatórias. Mesmo em alguns estudos, em que as pedras foram marcadas, uma desapareceu sem deixar rasto e apareceu há muito tempo na extremidade oposta do lago.

Continuando com outras teorias:

Movimentos por atrações magnéticas, é verdade que as entranhas deste lugar são bastante instáveis ​​e são atravessados ​​por muitas falhas, onde os movimentos de magma são mais superficiais e atrações magnéticas podem ser maiores do que em outros lugares, embora esta teoria, como que terremotos também foram descartadas pela tecnologia moderna, que provou que, mesmo remotamente, isto seria capaz de mover essas pedras.

E por último, e provavelmente a mais sensata e simples, o movimento pela gravidade . As observações mostram que muitas das pedras movimentam-se na direção do centro do lago, a inclinação de toda a superfície é quase imperceptível. Até aqui tudo bem, se fossem todas as pedras. NÃO! Algumas delas se movem na direção oposta, ou mesmo refazem seus próprios caminhos na direção oposta do que fizeram um dia. Mas aí vem a água de novo. Acreditamos que quando chove, o solo está muito rachado e a água escoa a uma profundidade considerável quando volta a secar, primeiro as camadas superiores fazem isso de uma maneira, para fechar as camadas abaixo. Isso faz com que pequenos montes, que são criados ao longo dos anos podessam ter inclinação suficiente para que a gravidade faça com que as pedras deslizem sozinhas. Quando as pedras estão na área superior destes montes, deslizam naturalmente  para o meio do lago; a inclinação as ajuda a ir nessa direção. No entanto, se estão no lado oposto do monte, deslizam na direção oposta. Esta teoria também explica porque viajam em paralelo em muitos casos e não em outros. Também explica por que algumas pedras se movimentam  e outras, que estão próximas a elas, não; os pesos e tamanhos são fundamentais nesses casos.

Você pode pensar que a superfície desse lago está viva, de certa maneira, e que as protuberâncias aleatórias e achatamento estão movendo  todas essas rochas a vontade. Mas, claro, isso ainda não está provado porque os processos são tão lentos que não é fácil averiguá-los.

Os moradores complicam ainda mais e atribuem esses movimentos aos espíritos dos antigos guerreiros indígenas que, por algum motivo, ficaram presos nas rochas enigmáticas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'