quinta-feira, 14 de abril de 2016

Cientistas criam MADEIRA TRANSPARENTE que pode substituir o vidro


Pesquisadores da sueca KTH Royal Institute of Technology desenvolveram um novo material transparente que poderá um dia ajudar a trazer mais luz natural em suas residências e assim reduzir o uso da iluminação artificial. O material também pode ser usado em janelas com placas fotovoltaica acrescentando um benefício extra para os proprietários consciente de energia.

É a versão digamos que futurista da madeira, um dos melhores e mais baratos materiais de construção do mundo.

“A madeira transparente é um excelente material para substituir o vidro na confecção de painéis solares, uma vez que ela é produzida a partir de um recurso barato, abundante e renovável”, disse o pesquisador Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

Lars Berglund, chefe do Centro Wallenberg de Ciências da Madeira no KTH.

Como foi criada?

Para criar a madeira transparente, os pesquisadores desenvolveram um processo químico de remoção da lignina, um componente natural da parede celular da madeira. Quando você extrai a lignina, a madeira se torna branca. A superfície porosa branca é então revestida com um polímero transparente com propriedades óticas.

O efeito de transparência é obtido através de tecnologias de manipulação em escala atômica e molecular. O resultado como você pode ver nas imagens abaixo é uma lâmina de madeira natural, mas visualmente transparente.


Os pesquisadores usaram madeira do pinheiro e do pau de balsa para os testes iniciais.

Economia 

Com a nova madeira, espera-se reduzir os custos energéticos. O estudo dos pesquisadores destacam que o uso de energia em casas e edifícios, que inclui iluminação artificial, ar- condicionados  e aquecimento de água, representa aproximadamente entre 30 e 40% do consumo total de energia.

Aplicação

O estudo destaca que será possível construir janelas, paredes e fachadas de casas que sejam, ao mesmo tempo, painéis solares.

Próximos passos

O próximo passo dos pesquisadores do KTH será desenvolver o grau de transparência da madeira, e aperfeiçoar o processo de produção do novo material. Pesquisadores calculam que a fabricação da madeira transparente em escala comercial poderá ser iniciada dentro dos próximos anos.

Vamos torcer, não é mesmo?

Fonte: EngenhariaÉ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'