Escavações foram feitas a sudoeste do Cairo.
Túmulo foi encontrado no complexo funerário do faraó Neferefre - Instituto Tcheco de Egiptologia. |
RIO - Arqueólogos tchecos encontraram nesta semana no Egito uma tumba que pertence a uma personagem até então desconhecida na história das dinastias egípcias.
O túmulo foi encontrado em Abu-Sir, a sudoeste da capital Cairo. Acredita-se que ali jaz os restos mortais da esposa ou mãe do faraó Neferefre, que governou o Egito há 4,5 mil anos. Foi em seu complexo funerário que a tumba foi encontrada.
Abu-Sir foi usado como cemitério para a antiga capital egípcia de Mênfis.
De acordo com o ministro de Antiguidades egípcio, Mamdouh el-Damaty, o nome dela estava inscrito em uma parede da necrópole: Khentkaus. Damaty acrescentou que, caso se confirme a identidade, os arqueólogos estariam diante da rainha Khentkaus III.
Miroslav Barta, chefe da missão do Instituto Tcheco de Egiptologia, disse que, por conta da a localização do túmulo, é provável que Khentkaus fosse a esposa do faraó. Os arqueólogos checos também encontraram cerca de 30 utensílios feitos de calcário e cobre.
Cerca de 30 utensílios feitos de calcário e cobre também foram encontrados - Instituto Tcheco de Egiptologia. |
Autoridades egípcias acreditam que a descoberta poderia ajudar na compreensão de aspectos desconhecidos da Quinta Dinastia, que junto com a Quarta Dinastia, foi a responsável pela construção das primeiras pirâmides.
Fonte: oglobo.globo.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'