terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Misterioso Som no Céu assusta moradores em Minas Gerais e São Paulo


Na segunda-feira passada, dia 18 de janeiro, por volta das 15h45min, um estranho ruído, muito similar à turbina de uma aeronave, foi ouvido seguidamente por aproximadamente 5 minutos no céu de São Tomé das Letras, estado de Minas Gerais – Brasil.

Embora o ruído tenha sido bem claro, como pode ser visto no vídeo abaixo, devido à cobertura de nuvens ninguém pôde identificar sua fonte.

Pelos dados encontrados na Internet, esta não foi a primeira vez que o ruído ocorreu naquela região, tendo ele sido escutado anteriormente no dia 9, e inclusive com relatos vindos desde a cidade de Campinas, no estado de São Paulo.

Houve uma hipótese levantada de que o ruído teria sido resultado da quebra da barreira do som por dois caças da Força Aérea Brasileira – FAB, mas, de acordo com o jornal Correio Popular, a FAB negou na tarde de terça-feira (12) que qualquer caça ou aeronave militar tenha feito algum tipo de operação ou treinamento naquela região.

Ainda segundo o Correio Popular:

“Um grupo de astrônomos que fazem um relatório do ocorrido agora fica apenas com a hipótese de que o som tenha sido decorrente da explosão de um meteoro. ‘Preliminarmente acreditamos que houve uma explosão em grande altura e caído no mar’, comentou o astrônomo Júlio Lobo, do Observatório Municipal Jean Nicolini, que pretende concluir um relatório com mapeamento do ocorrido entre quinta e sexta-feira”… 
Segundo o especialista, foram recebidos novos relatos de Piracicaba, Sertãozinho e Ubatuba. Até então havia relatos de Campinas, São Paulo, São Carlos, Caraguatatuba, Iracemápolis, São Sebastião e do Sul de Minas Gerais, sendo que em Ribeirão Preto foi visto um clarão. 
Os estrondos relatados aconteceram entre 4h30 e 6h, entre 8h30 e 9h e às 11h. Lobo afirma ter recebido mais de cem relatos, sendo 70 confiáveis – a maioria deles de que o estrondo aconteceu às 11h. “Infelizmente teve muita gente que brincou”, ressaltou Lobo.
Em Campinas, ouviram o som misterioso moradores dos bairros Proença, Centro, Cambuí, Parque das Águas, Swiss Park, Parque Prado e San Martin e do distrito de Joaquim Egídio. 
Os relatos também partiram de São Paulo, São Carlos, Caraguatatuba, Iracemápolis, São Sebastião e do Sul de Minas Gerais, sendo que em Ribeirão Preto foi visto um clarão.  (Jose Carlos Carioca)

Veja abaixo um vídeo onde pode ser escutado o misterioso som, que anda não foi identificado:


2 comentários:

  1. Este som é de alguma aeronave (caça) fazendo evolução sobre a cidade. Quanto a FAB dizer que não havia nenhum voo naquela região, não haver plano de voo para aquela área, não quer dizer nada. É "comum"sobrevoar áreas além do que está estipulado nos planos...já fiz muito!

    ResponderExcluir
  2. Parece que esse ruído vem aparecendo em alguns lugares do mundo já faz algum tempo.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'