Frequentes novidades nos deixam cada vez mais próximos de descobrir se existe ou não vida em outros planetas. E também se será possível fazer as malas e mudar para um deles, um dia, quem sabe...
Dessa vez, é Plutão, o planeta anão, que traz boas novas: um estudo da Nasa publicado na revista cientifica Nature confirmou uma suspeita que surgiu há dois anos. Existe água no estado líquido em Plutão e o potencial para abrigar vida, ainda que remoto, não é impossível.
Oceano subterrâneo em Plutão.
Foi durante a análise da “Sputnik Platinia”, uma bacia em formato de coração, que a agência espacial conseguiu confirmar a existência de um oceano subterrâneo em Plutão. Os dados e imagens observados ainda são da sonda New Horizons, lançada em julho de 2015 para o planeta.
A quantidade de água encontrada se assemelha à dos oceanos da Terra e fica a 200 km da superfície congelada. Os indícios começaram quando a crosta de Plutão se rachou, algo que só poderia acontecer com a existência de um oceano.
A mais de 29 vezes a distância da Terra em relação ao Sol, o planeta frio (por volta de 229°C negativos) só consegue manter essa água em estado líquido porque possui um calor radioativo interno alto, presente ali desde o início da sua formação, há 4,6 bilhões de anos.
O gelo na superfície, que está misturado com lama, é um bom isolador para não deixar a água congelar. Além disso, o oceano possui amônia, que age como anticongelante.
“Isso mostra o quanto a natureza é mais criativa do que imaginávamos, e é por isso que vamos lá explorar. Vamos ver o que ela é capaz de fazer”, disse o cientista Richard Binzel, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, um dos autores da pesquisa.
Plutão tem montanhas que podem ser feitas de água.
Imagens da Nasa revelaram que a superfície de Plutão possui inúmeras montanhas rochosas.
A espaçonave New Horizons, que sobrevoou o planeta inteiro, revelou imagens que superaram as expectativas dos cientistas.
Com cerca de 3.350 metros de altura, as montanhas são jovens e indicam ter sido formadas à base de água e gelo.
Até então, as existências de gelo polar, formado por metano, e rocha já haviam sido confirmadas.
Embora o metano e o nitrogênio congelados cubram a maior parte da superfície de Plutão, eles não são fortes o suficiente para construir montanhas.
Com as novas imagens e conhecendo a temperatura de Plutão, os cientistas acreditam que as novas montanhas encontradas são formadas por água congelada.
Confira a seguir o vídeo da Nasa que mostra as montanhas do planeta-anão:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'