sábado, 27 de novembro de 2010

Detectam oxigênio e dióxido de carbono em Lua de Saturno

Imagen activa
Washington, 27 nov (Prensa Latina) Rhea, a segunda lua maior de Saturno, tem uma fina atmosfera com oxigênio e dióxido de carbono, assegura na mais recente edição de Science um grupo internacional de astrônomos, liderado pela NASA.

  Trata-se de uma atmosfera muito delgada. A densidade de oxigênio é muito inferior ao que há na Terra, explicam os cientistas em seu artigo.

A julgamento dos pesquisadores, essa camada mantém-se pela presença de partículas de alta energia, que de maneira constante bombardeiam a superfície gelada da Lua.

Este tipo de exosferas poderiam ser muito comuns, destacam. De fato, outras candidatas para ter oxigênio e dióxido de carbono no sistema de Saturno seriam as luas Dione e Tethys.

Estudos prévios detectaram também exosferas em duas luas de Júpiter, a chamadas Europa e Ganymede. É a primeira vez que se detecta uma em Saturno.

Captada pela sonda espacial Cassini, que orbita a esse planeta gigante, no estudo participaram ademais a Agência Espacial Européia (ESSA) e a Agência Espacial da Itália (ASI).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'