terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Deserto Vai Virar Mar

Densas florestas tropicais com clima úmido, um legítimo berço para a evolução das espécies. O lugar em questão está longe de ser um daqueles raros oásis que ainda existem no planeta. Trata-se, na verdade, do inóspito deserto do Saara. Assim ele era há 500 mil anos, foi vítima da natureza que o secou e agora foi “eleito” pela mesma natureza para ser brindado com muita água. O planeta está em constante transformação e isso se explica pelo aquecimento global que transforma radicalmente as paisagens. O clima da região da África, por exemplo, era tão diferente que recentes pesquisas revelaram que o rio Nilo corria antigamente para o oceano Atlântico, em vez de desaguar no mar Mediterrâneo. A Terra, como um copo d’água que dependendo da inclinação de seu eixo, pode ficar mais cheia de um lado e vazia do outro, sofre há muito tempo mudanças em seu bioma.

Só para se ter noção de como somos vulneráveis a isso, uma mudança de poucos graus no eixo de rotação do planeta causou uma grande transformação climática, gerando o deserto do Saara. Agora, tudo vai novamente se alterando e cientistas afirmam que fortes abalos sísmicos, como o tsunami e o aquecimento global, continuam influenciando a inclinação da Terra, podendo trazer de volta um oásis soterrado no tempo. Do solo árido do deserto do Saara, quem diria, brotará selva, sombra e água fresca.

O que é deserto pode virar mar e vice-versa. No caso do Saara, o esbarrão no “copo d’água” ocorreu em 2004, quando o tsunami sacudiu a Ásia e a África. Na época, Paul Tapponier, diretor do laboratório de análises tectônicas do Instituto de Física do Globo, na França, afirmou que o tsunami provocou o deslocamento de até 20 metros da crosta terrestre em certas áreas do Índico: “É o mesmo que dizer que ilhas inteiras andaram 20 metros, de uma só vez, no sentido sudeste. O terremoto mudou o mundo.” Essa notícia causou na ocasião menos impacto do que se poderia imaginar. Agora, novos estudos revelam o tamanho exato da questão: a leve alteração de seis centímetros no eixo de rotação, somada às alterações climáticas, pode despertar a já esquecida “floresta do Saara”, área um pouco menor que a Europa. “Já é possível perceber mudanças na vegetação”, diz o autor da pesquisa, Stefan Kropelin, do Instituto de Arqueologia Pré-Histórica da Universidade de Colônia, na Alemanha. A tese se baseia em depósitos localizados em um lago do Saara, ao norte do Chade, na África. Trata-se do lago Yoa, sustentado por águas que resistem em seu lençol freático desde a pré-história, sobrevivendo há milênios, apesar das constantes secas e do calor elevado que atingem a região. Segundo Kropelin, pólen, insetos, algas e outros fósseis preservados da antigüidade no sedimento do lago apontam para um processo gradual de transformação no meio ambiente do deserto.

Clique para ampliar.
Análises da Nasa mostraram que cerca de seis metros da água do lago evaporam a cada ano, o que representa volume suficiente para o abastecimento de um milhão de pessoas. Compreender os efeitos climáticos do Saara é especialmente importante. “A evolução do clima reflete em larga medida a evolução do continente africano”, diz Kropelin. Há 30 anos estudando a região desértica, ele afirma que a mudança no cenário árido já está acontecendo lentamente – e levará menos de um século para se completar. As altas temperaturas irão gerar um aumento intenso na evaporação dos oceanos, ou seja, a mesma situação climática que criou o deserto agora gerará água: chuvas em grande volume penetrarão no interior dos continentes tropicais, mudando a geologia. Dessa forma, no futuro, a humanidade provavelmente reconhecerá o aquecimento global como marco do surgimento de uma rica fonte de água na Terra.
-----
Esse texto é uma reportagem da IstoÉ, assinada por Luciana Sgarbi, reproduzindo na mídia local o que foi veiculado em diversas publicações internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'