domingo, 5 de agosto de 2012

Cientistas: Lua de Saturno é o local mais provável de vida extraterrestre



Enceladus, uma pequena lua de Saturno, é o local mais provável para encontrar vida extraterrestre, dizem os cientistas. 

Segundo os cientistas esta pequena lua, que tem menos de 500 quilómetros de diâmetro, está na órbita de Saturno há oito anos e já despertou todo o interesse da comunidade científica. Já se sabia que a pequena lua tinha atmosfera e que tinha vestígios de água a sair da superfície. Agora constatou-se que esses vestígios contêm compostos orgânicos complexos.

«Faz acender todos os sinais de alarme que temos no que diz respeito à busca por vida noutro planeta. Tem água líquida, material orgânico e uma fonte de calor», diz Chris McKay, astrobiólogo da NASA citado pelo «Guardian».

Os sinais dados por Enceladus parecem tão animadores que um grupo de cientistas da NASA baseados no Jet Propulsion Laboratory de Pasadena está a tentar promover uma missão à pequena lua para recolher amostras. O único problema é que essa busca pode levar pelo menos duas décadas.

Os cientistas defendem ainda que a Enceladus pode ser uma melhor aposta que Marte, o local onde se tem centrado as buscas humanas por outras formas de vida. 

Confiantes os cientistas revelaram imagens nunca antes vistas dos anéis de Saturno.

Fonte: www.abola.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'