domingo, 19 de agosto de 2012

Dispositivo pode captar sinais extraterrestres e detectar cancro em fase inicial


Investigadores do Laboratório Nacional de Física e do Colégio Imperial de Londres descobriram uma maneira mais simples de criar «mases» - Microwave Amplification by Stimulated Emission of Radiation («amplificação de microondas por estimulação da emissão de radiação», em português).

De acordo com a BBC, este dispositivo pode, por exemplo, detectar um pequeno tumor antes dele se espalhar ou fazer funcionar um radiotelescópio - instrumento para detecção e medição da radiação electromagnética de radiofrequência - que nos colocaria em contacto com extraterrestres.

«Poderíamos construir um radiotelescópio que tenha baixo ruído, 100 vezes mais sensível do que o melhor de que dispomos hoje, e detectarmos inteligência extraterrestre que ainda não foi detectada», explica o chefe da equipa, Mark Oxborrow. «Este dispositivo pode revolucionar o mundo da mesma forma como os lasers fizeram», completou.

A diferença deste maser é a simplicidade. Os antigos dispositivos, inventados nos anos 1950, precisam de campos magnéticos extremos, pressões e temperaturas baixas, vácuo e líquidos especiais. Já este funciona à temperatura ambiente e não exige nada de diferente.

«Quando os lasers foram inventados ninguém sabia exactamente como seriam utilizados, mas a tecnologia floresceu até ao ponto em que os lasers se tornaram omnipresentes nas nossas vidas diárias. Ainda temos um longo caminho a percorrer, mas a nossa descoberta significa que esta tecnologia pode, literalmente, sair do conceito e começar a tornar-se mais útil», finalizou Oxborrow.

Como estes masers podem passar sem problemas pelo corpo humano, nuvens e materiais sólidos, as aplicações são inúmeras.

Fonte: http://diariodigital.sapo.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'