terça-feira, 30 de julho de 2013

PERMACULTURA - Você sabe o que é?


O termo permacultura surgiu da fusão das palavras “agricultura” e “permanência”. Em 1970 os pesquisadores australianos Bill Mollison e David Holmgrem inventaram a permacultura, resgatando os saberes ancestrais tradicionais de vida e relacionamento com a terra.

Hoje o movimento possui milhares de adeptos, muitos vivendo em ecovilas ou sítios, empenhados em criar sistemas de produção integrados em todas as fases.'


No Brasil existem mais de 100 ecovilas em operação.

História

1972 – Bill Mollison revoltado se demiti e retira-se para o mato, constrói um celeiro e uma casa e começa a plantar.
1972 – criam juntos o primeiro manifesto de Permacultura – o livro Permacultura Um – agricultura perene para assentamentos humanos.
1979 – Bill Mollison criou o Permacultura Dois
1988 – Bill Mollison criou o Mnual de Design
1992 – Bill Mollison visita o Brasil e ministra o curso 1º Curso de Design em Permacultura – PDC
- Neste curso formam-se os primeiros permacultores brasileiros, com a missao de divulgá-la e criar os Institutos de Permacultura no Brasil: IPEC, IPA, IPAB, IPRS, IPEP, IPEMA, IPCP, IPOEMA, OPA.
2000 – Mollison ganhou o prêmio “Nobel Alternativo” a medalha VAVILOV da academia Soviética de Ciências e recentemente foi declarado o Ecologista do Século na Austrália
2002 – David lançou o livro: Princípios e Caminhos Além da Sustentabilidade
2007 – Ocorre em São Paulo à primeira Conferência Internacional de Permacultura – IPC8 do Brasil.
2007 – Vendo a falta de união dos permacultores em atividade práticas no Brasil, amigos se reúnem e formam o Coletivo Permacultores com finalidade de conectar pessoas para práticas permaculturais.
2007 – David visita o Brasil e dá diversos cursos em Princípios Avançados de Permacultura. (Brasília, Florianópolis, São Paulo e Bahia)
2008 – A permacultura está espalhada por mais de 140 países.


O que é permacultura?

Permacultura é um conceito prático que pode ser aplicado tanto na cidade como no campo e em áreas de vida silvestre.
Inicialmente a permacultura dedicou esforços no planejamento de ecosistemas agrícolas produtivos no sentido de permitir estabilidade diversidade à semelhança dos ecossistemas naturais. O conceito foi sendo ampliado e aplicado a todos os ramos da atividade humana.

O planejamento de desenvolvido através da cuidadosa observação dos padrões naturais e características de cada lugar em particular implementando gradualmente a integração humana com os sistemas naturais de produção de energias como florestas, plantas e animais.

A permacultura promove o aproveitamento de todos os recursos. O excesso e descarte produzidos são analisados e reutilizados.
Os fundamentos éticos da permacultura repousam sobre cuidar do Planeta Terra, isso inclui a possibilidade humana de acesso a recursos e provisões sem desperdício ou acúmulos além do necessário.

A concepção política da permacultura é crescente desde o surgimento da crise ecológica em 1970. Os ativistas permacultores geram espaços de máxima produtividade e de mínimo desperdício. Trabalham para o surgimento gradual de cooperativos, comunidades ou vilas auto-suficientes. Quanto mais produtiva as áreas dos assentamentos, melhor será a proteção das florestas e outras áreas silvestres.


Permacultura e meio ambiente

Os adeptos da permacultura acreditam que o modo de vida baseado no consumo de recursos não renováveis e no descarte do lixo em quantidades crescentes, leve a humanidade à extinção. Dessa forma propõem mudar o sistema de vida humano onde nada é desperdiçado, semelhante a natureza.

Tudo é reaproveitado, o lixo orgânico é transformado em adubo, o lixo seco é reutilizado e muitas vezes usado nas bioconstruções não poluindo e nem degradando a natureza.

Fonte: Revista Planeta,  Permacoletivo


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'