segunda-feira, 25 de maio de 2020

Campo Magnético da Terra enfraquece: Satélites e Naves com problemas?

Os cientistas estão descobrindo que o enfraquecimento do campo magnético está causando problemas técnicos para os satélites e naves espaciais, e parece estar aumentando em seus efeitos.


O campo magnético da Terra, que é vital para proteger a vida em nosso planeta da radiação solar, está misteriosamente enfraquecendo.

Em média, o campo magnético do planeta perdeu quase 10% de sua força nos últimos dois séculos, mas há uma grande região localizada de fraqueza que se estende da África à América do Sul.

Conhecida como Anomalia do Atlântico Sul, a força do campo nessa área diminuiu rapidamente nos últimos 50 anos, assim como a própria área cresceu e se moveu para o oeste.

Nos últimos cinco anos, um segundo centro de intensidade mínima se desenvolveu a sudoeste da África, o que os pesquisadores acreditam indicar que a anomalia pode se dividir em duas células separadas.

A anomalia está causando dificuldades técnicas para os satélites que orbitam a Terra.

Os cientistas da Agência Espacial Europeia (ESA), do SWARM Data, Innovation and Science Cluster (DISC), estão usando dados da constelação de satélites SWARM da ESA para estudar a anomalia.

Os satélites são projetados para identificar e medir com precisão os diferentes sinais magnéticos que compõem o campo magnético da Terra.

O Dr. Jurgen Matzka, do Centro Alemão de Pesquisa em Geociências, disse:

"O novo mínimo oriental da Anomalia do Atlântico Sul apareceu na última década e nos últimos anos está se desenvolvendo vigorosamente.
Temos muita sorte de ter os satélites Swarm em órbita para investigar o desenvolvimento da Anomalia do Atlântico Sul. O desafio agora é entender os processos no núcleo da Terra que impulsionam essas mudanças."

Uma especulação é que o enfraquecimento do campo é um sinal de que a Terra está caminhando para uma inversão de pólos – na qual os pólos magnéticos norte e sul oscilam.

Esse giro não acontece imediatamente, mas ocorreria ao longo de alguns séculos, durante os quais haveria vários pólos magnéticos norte e sul em todo o mundo.

A ESA informou:

Tais eventos ocorreram muitas vezes ao longo da história do planeta. Estamos muito atrasados ​​pela taxa média em que essas reversões ocorrem (aproximadamente a cada 250.000 anos).


Imagem:

Dito isto, a agência espacial também observou que a queda ocorrida no Atlântico Sul estava “bem dentro do que são considerados níveis normais de flutuação”.

Para as pessoas na superfície, é improvável que a anomalia cause qualquer alarme, mas os satélites e outras naves espaciais que voam pela área estão apresentando problemas técnicos.

Como o campo magnético é mais fraco na região, partículas carregadas do cosmos podem penetrar nas altitudes em que os satélites em órbita da Terra baixa voam.

A ESA acrescentou:

"O mistério da origem da anomalia do Atlântico Sul ainda não foi resolvido. No entanto, uma coisa é certa: as observações do campo magnético do SWARM estão fornecendo novas e empolgantes percepções sobre os processos pouco compreendidos do interior da Terra."


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'