quarta-feira, 19 de março de 2014

Os Maiores Mistérios da Aviação

O sumiço do voo da Malaysian Airlines, que saiu de Kuala Lumpur rumo a Pequim na sexta-feira, 7 de março, é apenas o mais recente enigma de uma longa lista de acontecimentos inexplicáveis da história da aviação. Muitas aeronaves sofreram quedas suspeitas ou desapareceram, sem deixar vestígios. Mas o que não falta são teorias e especulações sobre os mistérios. Acompanhe.


O avião cargueiro Boeing 707-323 decolou do aeroporto internacional de Narita, em Tóquio, na noite de 30 de janeiro de 1979, com destino ao Rio de Janeiro. Vinte e dois minutos depois de decolar, o comandante fez o primeiro contato com a torre de controle e não reportou qualquer problema a bordo.

O segundo contato não chegou a ser feito. O avião desapareceu sobre o oceano Pacífico, cerca de 30 minutos após a decolagem. Destroços ou corpos jamais foram encontrados.

Na carga, estavam 153 quadros do pintor Manabu Mabe, que voltavam de uma exposição no Japão. As pinturas foram avaliadas, na época, em mais de US$ 1,24 milhão.

O caso é um dos maiores mistérios da história da aviação e o único jato civil comercial que desapareceu sem deixar vestígios até os dias de hoje.




No auge da II Guerra Mundial, a Marinha dos Estados Unidos enviou cinco torpedeiros em um voo de treinamento de rotina para o Triângulo das Bermudas.

O lugar é famoso por fazer aviões desaparecerem. Todos os 14 membros da tripulação a bordo das cinco aeronaves nunca foram vistos novamente.

Horas depois do incidente, a Marinha enviou uma aeronave adicional com 13 homens, em uma missão de busca e resgate, e eles também nunca mais voltaram.




Em 1999, um Boeing 767 da EgyptAir partiu de Los Angeles e, em seguida, caiu no oceano Atlântico, matando todos os 217 passageiros e tripulantes a bordo.

Autoridades da aviação civil egípcia alegaram que uma falha mecânica teria causado o acidente, mas a National Transportation Safety Board - organização indicada pelo Congresso americano para investigar os acidentes de aviação civil - sugeriu que o piloto havia cometido suicídio.

As últimas palavras do piloto - "Eu confio em Deus" - deram origem a muitas especulações, entre elas, a de que a CIA e extremistas egípcios teriam sido responsáveis pela queda da aeronave.

A empresa nunca mais fez a rota Los Angeles - Egito.




Em 1937, Amelia Earhart, pioneira na aviação dos Estados Unidos, desapareceu a bordo de um avião modelo Lockheed Electra, no oceano Pacífico, perto da ilha Howland, e não cncluiu seu voo ao redor do mundo.

As únicas pistas que Earhart e seu avião deixaram foram algumas transmissões de rádio incompreensíveis e controversas.

A teoria de que ela teria abandonado a aeronave e morrido no mar nunca foi bem aceita. Há histórias de que ela foi capturada e executada pelo governo japonês e até de que estaria vivendo em Nova Jersey, EUA, com um nome falso.

Earhart foi declarada morta no dia 5 de janeiro de 1939 .




Em 2005, o voo 522 da Helios Airways se desviou um pouco da sua rota, do Chipre até a Grécia.

Após 19 tentativas de contato com o jato, dois caças F-16 interceptaram o voo 522 e seus pilotos perceberam que a cadeira do capitão estava vazia e que o copiloto estava deitado, imóvel.

Horas depois de a maioria dos 117 passageiros e tripulantes terem sufocado, os dois F-16 tentaram escoltar o 522, que permanecia com o piloto automático acionado, mas ele bateu contra uma encosta na Grécia. Investigações posteriores comprovaram que os pilotos não conseguiram pressurizar a cabine, mas, há quem diga que o voo 522 era “mal assombrado”.




Em 1956, um B-47 Stratojet nuclear desapareceu sobre o mar Mediterrâneo.

Até hoje, não se sabe o que aconteceu com o avião e a tripulação.

As duas bombas nucleares, que o avião de milhões de dólares carregava, nunca foram recuperadas.





Quando o avião da Aer Lingus – companhia aérea nacional da Irlanda – desapareceu em 1968, matou todas as 61 pessoas que estavam a bordo. Uma investigação determinou que algo incomum havia derrubado a aeronave.

Deformidades na cauda esquerda do avião sugeriram uma grave corrosão ou uma colisão com aves, mas várias testemunhas afirmaram que um míssil britânico havia atingido o jato, embora os britânicos rejeitem os rumores do lançamento de um míssil.

Quase 50 anos depois, ainda não se sabe o que exatamente derrubou o voo 712, mas até hoje muitos se perguntam se não teria sido um erro militar.




O voo 7 da Pan Am – Pan American World Airways – proporcionou a seus passageiros uma das viagens mais luxuosas que o mundo já havia visto até 1957.

Contudo, em um voo de rotina, que ia da Califórnia para o Havaí, o Boeing Stratocruiser desapareceu sem deixar rastros.

Durante cinco dias, as equipes de busca e resgate se esforçaram para encontrar os destroços da aeronave. Quando o Boeing foi finalmente encontrado, levantou-se uma série de questões.

A carcaça do avião estava à deriva no oceano, milhas distante de sua rota, e autópsias sugeriram que os passageiros haviam sido intoxicados por monóxido de carbono.

Até hoje há quem especule que o acidente pode ter sido uma vingança planejada por um membro descontente da tripulação.




Em 1962, um avião modelo Lockheed Constellation levando 96 soldados e 11 tripulantes desapareceu para sempre no oceano Pacífico.

Os militares conduziram uma das maiores missões de busca e resgate da história do Pacífico, mas nunca encontraram um traço de seus soldados perdidos.

A Flying Tiger Line, uma companhia aérea de carga precoce e contratante militar, especulou que o voo tinha sido sequestrado ou sabotado, mas admitiu que não tinha provas para sustentar suas teorias.

Marinheiros a bordo de um navio-tanque liberiano relataram que viram uma bola de fogo explodir antes de atingir o mar, o que sugere que o voo 739 explodiu em pleno ar. A teoria, no entanto, nunca foi confirmada.




Em 1971, um sequestrador desconhecido assumiu o controle de um Boeing 727 e obrigou a tripulação a pousar em Seattle.

Quando recebeu o resgate de US$ 200 mil, ele liberou todos os passageiros e ordenou que o piloto voasse a baixa altitude sobre o México. D.B. Cooper, como ficou conhecido, fez então um salto de paraquedas “em busca da liberdade”.

A polícia nunca capturou Cooper. Seu paradeiro segue um mistério até hoje. Alguns suspeitam que ele tenha morrido depois de pular do avião, mas outros acreditam que o foragido esteja vivendo tranquilamente na fronteira do sul do país.




Até 15 anos atrás, boatos e intrigas cercavam a história de Star Dust, um avião que desapareceu, em 1947, sem deixar rastros.

Nenhum vestígio da aeronave e de seus 11 passageiros foi encontrado. Teorias de espiões, sabotagem e até abdução alienígena se juntam para explicar o sumiço.

Meio século mais tarde, o derretimento do gelo dos Andes revelou destroços que pareciam ser do Star Dust, revelando que a aeronave mergulhou na cordilheira e, com o impacto, foi coberta por uma avalanche.




Fonte: Terra


2 comentários:

  1. Ótimo levantamento. Não conhecia alguns. Vale ajuste para o 5 torpedeiros avenger. Eles sumiram no pós guerra (dez 1945) e não em seu auge.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'