A tecnologia de quinta geração para redes móveis, conhecida como 5G, está preparada para fazer sua grande estréia em Sacramento, Califórnia, neste verão – mas velocidades mais rápidas de internet não são tudo que é conhecido sobre essa nova tecnologia. Preocupações sobre os efeitos do novo serviço celular estão aumentando, especialmente com o crescente corpo de pesquisas que vinculam a radiação do telefone celular ao câncer e outros efeitos adversos à saúde. Fora do laboratório, bombeiros e outras pessoas expostas a dispositivos 5G dizem que já estão experimentando efeitos cognitivos negativos, incluindo problemas de confusão e memória.
A radiação de telefones celulares e torres de celular já foi associada ao câncer cerebral. Com o advento do 5G, haverá mais torres que ficarão mais próximas – uma receita para o desastre, de acordo com os defensores da saúde. Diversos provedores de serviços de telefonia celular anunciaram que estarão lançando o 5G para velocidades mais rápidas, mas o impacto da nova rede é mal compreendido na melhor das hipóteses. Mais preocupações sobre o que os efeitos a longo prazo do banho de radiação quase constante fornecido pelas redes 5G continuam a crescer – e por boas razões.
Entendendo o 5G e a radiação celular
O tipo de radiação emitida a partir de telefones celulares, torres de celular e dispositivos relacionados é conhecido como “radiação eletromagnética”, geralmente abreviada para EMF. Também é considerada um tipo de radiação não ionizante. Embora não seja a mesma radiação que você temeria em um acidente nuclear – isso não significa que ela é tão “livre de risco” quanto os líderes do setor dizem ser.
Atualmente, os telefones celulares e outros dispositivos contam com a rede 4G. A tecnologia 5G, ou “Quinta Geração”, promete velocidades até 100 vezes mais rápidas do que o modelo atual. A fim de alcançar tal velocidade, no entanto, há uma ressalva: milhares de mais estações base precisam ser instaladas para que ela funcione. Ondas 5G não podem viajar até 4G; especialistas dizem que uma nova base precisará ser instalada para cada 12 casas. Isso significa que, embora você não viva atualmente perto de uma torre de celular, em breve essas novas estações base se tornarão praticamente impossíveis de evitar.
Combine a prevalência de estações de base 5G com os riscos da radiação EMF e o risco potencial para a saúde humana é praticamente impossível de ignorar – a menos que você seja um regulador ou um líder da indústria, talvez.
Um perigo para a saúde esperando para explodir
Não faltam motivos para se preocupar com o impacto das redes 5G na saúde humana, mas os recentes relatos de queixas de saúde de um grupo de bombeiros de San Francisco deveriam dar a todos uma chance de refletir. Enquanto a promessa de velocidades mais rápidas e melhor conectividade soa como um sonho tornando-se realidade para os amantes de celulares, está ficando claro que o custo de 5G é simplesmente muito alto.
Os bombeiros de São Francisco dizem que começaram a experimentar uma série de efeitos colaterais incomuns – depois que o equipamento 5G foi instalado ao redor de seus quartéis. Os sintomas supostamente incluíam problemas de memória e confusão. Os bombeiros dizem que os sintomas só pararam depois que se mudaram para diferentes postos de bombeiros sem dispositivos 5G próximos.
Não são apenas os bombeiros também. Em Gateshead, Inglaterra, o cientista Mark Steele diz que houve um aumento nas questões reprodutivas e outros problemas de saúde desde que os novos postes de iluminação sem fio da cidade foram instalados. Abortos espontâneos, natimortos, hemorragias nasais e insônia estão entre as consequências que ele supostamente observou na comunidade.
“Estamos vendo bebês morrendo no útero, pois esses transmissores estão situados fora das janelas do quarto das pessoas. É uma crise humanitária”, afirmou Steele.
Muitos estudos mostraram que existe uma ligação entre EMF de celulares e o câncer. De fato, um recente estudo governamental de grande escala encontrou uma associação entre a radiação do telefone celular e o câncer cerebral e os tumores do coração.
O estudo de 25 milhões de dólares, realizado pelo National Toxicology Program (NTP) do National Institutes of Health dos EUA, esclareceu os perigos reais dos telefones celulares e de outros dispositivos sem fio. O estudo do NTP enfocou a exposição de ratos a dois tipos de radiação emitida por telefones celulares por um período de nove horas por dia. O banho de radiação começou enquanto os ratos ainda estavam no útero, e continuou até que os ratos morreram de morte natural. Um painel de análise de especialistas analisou os resultados e ficou chocado ao ver que a radiação dos telefones celulares estava ligada ao aumento dos tumores do cérebro e do coração. Além disso, os revisores também observaram um aumento “estatisticamente significativo” no dano ao músculo cardíaco.
Defensores dizem que a implementação do 5G é uma receita para a “calamidade de saúde” total.
Não ignore os riscos
Apesar do crescente corpo de pesquisas indicando perigo, a potencial crise de saúde do 5G está sendo amplamente ignorada. Por exemplo, em resposta às queixas de saúde dos bombeiros, a indústria sem fio disse à CBS13 que “décadas de pesquisa” mostram que a radiação do telefone celular é segura. O representante da indústria disse à CBS13 que as taxas de tumores cerebrais nos EUA caíram desde o advento dos telefones celulares.
Essa afirmação da indústria sem fio está em desacordo com relatos de que o câncer cerebral está em ascensão nos Estados Unidos e na Inglaterra. Mas não são apenas os líderes do setor que ignoram os riscos da 5G e outras tecnologias relacionadas – a FDA divulgou e declarou que apenas “usuários constantes” de telefones celulares podem estar em risco.
Diminuir os riscos dos telefones celulares, a tecnologia 5G e outras tecnologias perigosas são um importante problema de saúde pública. No mundo de hoje, ser um “usuário constante” de celulares não é tão difícil – a maioria dos jovens cairia facilmente nessa categoria.
- Notícias Naturais
– Natural News
– All News Pipeline
– CBS Sacramento
EXCELENTE REPORTAGEM!
ResponderExcluirProfunda e clara.
Parabéns!!!
Então não tem como fugir disso?!
ResponderExcluir