sábado, 6 de novembro de 2010

O Caminho de Santiago

Peregrinação cada vez mais popular

A peregrinação do Caminho de Santiago, em direção à cidade de Santiago de Compostela (noroeste), que o Papa Bento XVI visita neste sábado, é uma das mais conhecidas do mundo e nos últimos anos viveu uma grande expansão.

A peregrinação - a mais importante do cristianismo junto com as de Jerusalém, Terra Santa e Roma - tem sua origem no século IX, segundo a Igreja, quado foi descoberta na região a tumba de Tiago Maior, um dos 12 apóstolos de Jesus.

O Caminho viveu uma época de esplendor nos séculos XII e XIII, com fiéis vindo de toda a Europa, o que pode ser observado nas igrejas românicas e nas catedrais góticas presentes nos diferentes caminhos.

O chamado Caminho Francês, o mais popular, consiste em cerca de 800 km entre Jaca ou Roncesvalles (nos Pirineus) - onde confluem os diversos caminhos do restante da Europa percorrendo a França - e Santiago. Em 1982 foi declarado pela Unesco patrimônio da humanidade.

Outros caminhos são a Rota da Prata (a partir do sul da Espanha), o caminho português, o caminho do norte (pela costa norte espanhola), o inglês, o primitivo e o aragonês, entre outros.

Atualmente são considerados peregrinos do Caminho de Santiago os que percorrem pelo menos 100 km a pé ou 200 de bicicleta ou a cavalo, e podem receber a "compostela", ou documento que credita a conclusão do Caminho, os que selam uma credencial nos albergues ou igrejas que marcam o trajeto.

Ao chegar a Santiago de Compostela, o ritual do peregrino é ir à Praça do Obradoiro, onde fica a cadetral, de estilo românico, e depois abraçar a estátua do apóstolo que preside o templo e visitar a cripta, onde está seu túmulo.

O ano santo de Compostela, ano jacobeu ou jubilar, é celebrado desde o século XII, quando o dia 25 de julho, festa de São Tiago no calendário cristão, coindice com um domingo. Durante este ano, a Igreja concede a indulgência plenária ou o jubileu, ou seja, liberta o peregrino em questão das penas pelos pecados.

O arcebispado da cidade de Santiago de Compostela (região da Galícia, noroeste) previa para 2010, ano santo, números "muito parecidos com 2004", o anterior ano jacobeu, que culminou com 180 mil peregrinos registrados.

Mas este recorde foi superado, já que entre janeiro e outubro foram contabilizadas 260.881 chegadas, muito longe das 1.245 registradas em todo o ano de 1985.
Em outubro, 54% caminharam por motivos religiosos, contra 4% que disseram fazê-lo por motivos culturais e 41% por ambos.

Segundo o arcebispado, para ganhar o jubileu compostelano são necessários três requisitos: "visitar a catedral e o túmulo do apóstolo; rezar pelas intenções do Papa; e, 15 dias antes ou depois da peregrinação à catedral, confessar-se e comungar".

O dia 25 de julho é a festa de São Tiago Apóstolo, padroeiro da Espanha, com uma oferenda presidida pelos Reis da Espanha e o "baile" do conhecido "botafumeiro", um incensário gigante preso no teto que oscila no centro da catedral.

O último Ano Jubilar Compostelano foi 2004 e o próximo será 2021.

Fonte: Terra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'