Nos últimos anos, nas regiões mais diversas do planeta, foram registrados sons arrepiantes que, por sua vez, geraram especulações de todo o tipo sobre sua origem, ainda desconhecida até hoje. Embora a maior parte desses ruídos tenha sido gravada durante o mês de janeiro de 2012, existem outros casos similares, antes e depois. E são praticamente incontáveis os vídeos que circulam no YouTube, mostrando assustadores ruídos de baixa frequência, que parecem vir da atmosfera ou do próprio ranger da Terra.
Para citar apenas alguns exemplos, há vários anos, os moradores da cidade de Taos, nos EUA, ouvem um ruído estranho e muito similar a um motor movido a diesel, que parece vir de algum lugar próximo, embora seja impossível precisar qual. Para aumentar o mistério, o som é escutado apenas pelos residentes locais – nunca pelos turistas. Além desse, vale lembrar também o “zumbido de Bristol”, no Reino Unido, testemunhado por centenas de milhares de pessoas durante a década de 70.
A revista Naked Science fez um resumo das possíveis origens desses ruídos, agora registrados extensivamente graças às inovações tecnológicas, que permitem gravar os áudios a qualquer hora e em qualquer lugar.
Teoria apocalíptica
Advém de muitas culturas que guardam lendas sobre um final de mundo anunciado por chifres e trompas, como é o caso dos hebreus e o som do shofar, ou o da mitologia escandinava, que afirma que o fim do mundo virá através do chamado de um chifre de ouro denominado Gjallarhorn. Já a mitologia grega menciona gigantes de cem braços enterrados pelos deuses no centro da Mãe Terra e que soltariam um odor forte, fazendo a natureza gemer.
Teoria industrial
São muitos os que recorrem a razões tecnológicas para explicar os ruídos estranhos da Terra. Isso aconteceu, por exemplo, com os sons que foram gravados em Kiev, em 2011, quando os mesmos foram relacionados às obras realizadas nas imediações da cidade. Algo parecido ocorreu com o “zumbido de Taos”, nos EUA, embora ninguém tenha explicado por que, em 2012, esses mesmos ruídos foram registrados simultaneamente no resto do planeta.
Teoria geofísica
Alguns pesquisadores afirmam que os ruídos provenientes do movimento do magma e das placas tectônicas podem se amplificar antes e durante os terremotos. Existem maneiras de prever os movimentos sísmicos através dessas advertências sonoras, apesar de ninguém ter explicado os enigmáticos gemidos terrestres registrados em zonas sem atividade sísmica.
Teoria climática
Outra explicação científica vincula os ruídos da Terra a fenômenos climáticos naturais. A ruptura das ligações de hidrogênio, quando o gelo se derrete, gera uma determinada energia, que gera um ruído baixo, o qual, quando se apresenta em grandes quantidades, pode ser audível como um zumbido.
Fonte: RT
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'