quarta-feira, 26 de junho de 2019

Este Incrível Mapa da Órbita do Nosso Sistema Solar é Espetacular


O mapa acima é a mais recente obra de Eleanor Lutz, estudante de doutorado em biologia na Universidade de Washington (EUA), e mostra todas as órbitas de mais de 18.000 asteroides no sistema solar. São 10.000 com mais de 10 km de diâmetro, e cerca de 8.000 objetos de tamanho desconhecido.

Lutz é um verdadeiro talento para visualizações científicas. Ela produz diversos gráficos, infográficos e animações sobre tópicos os mais variados, como o “Compêndio Visual de Criaturas Brilhantes” abaixo:


Dados brutos x visualizações acessíveis

No momento, Lutz está trabalhando em um “Atlas do Espaço”. É uma coleção de dez visualizações, incluindo planetas e luas. Como ela explica em seu website, “eu fiz um mapa animado das estações da Terra, um mapa da geologia de Marte e um mapa de tudo no sistema solar com mais de 10 km” (este último, a imagem no topo deste artigo).

Todos os dados do atlas de Lutz são públicos e disponíveis gratuitamente. Ela os obtém de fontes como a NASA e o Serviço Geológico dos Estados Unidos.

A LUA

Parte do que a motiva a fazer os designs é que, mesmo que os dados sejam públicos, eles são brutos. Transformá-los em uma visualização útil e bonita exige muito trabalho.

Em entrevista ao portal Wired, Lutz disse: “Eu realmente gosto que todos esses dados sejam acessíveis, mas são muito difíceis de se visualizar. É uma ciência realmente incrível, e eu queria que todos pudessem ver isso de uma maneira que faz sentido”.


Compartilhar é chave

Lutz compartilhou alguns de seus trabalhos ainda não publicados com o Universe Today, incluindo essa bela animação das estações da Terra:


Como cientista, a bióloga e pesquisadora diz que se sente inspirada a compartilhar os dados e os métodos que utiliza para criar seu trabalho. Ela planeja publicar o código-fonte aberto para cada uma de suas peças e também tutoriais sobre como criá-las.

“Há uma barreira do conhecimento para acessar algumas das coisas mais interessantes e impressionantes sobre a ciência. Existem muitos fatos e equações, e eu quero que essas ideias legais sejam acessíveis”, resume.

Para ver mais obras admiráveis de Lutz, visite seu website, tabletopwhale.com, onde você pode explorar suas técnicas e comprar pôsteres como “Todas as Estrelas que Você Pode Ver da Terra“. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'