terça-feira, 9 de julho de 2019

Cientistas dos EUA Tentam Abrir Portal para Universo Paralelo?


Cientistas do Laboratório Nacional de Oak Ridge, no leste do Tennessee, esperam que sim, e terminaram o equipamento que vão testar neste ano, o que pode nos permitir vislumbrar um universo paralelo que poderia ser idêntico em muitos aspectos ao nosso, com partículas, planetas e, possivelmente, até mesmo vida, todos espelhados do nosso.

Isso de acordo com Leah Broussard, o físico por trás do projeto, que descreveu a tentativa de revelar um mundo sombrio oculto como ‘muito maluco’ em uma entrevista à NBC na semana passada.

A descoberta de um mundo espelhado oculto pode soar como ficção científica, mas tem sido repetidamente sugerida pelos físicos como um meio tentador de explicar resultados anômalos. No entanto, até agora, provas concretas de tal reino se recusaram a se manifestar.

Um conjunto de resultados anômalos, e os que inspiraram a pesquisa, datam da década de 1990, quando os físicos de partículas mediram o tempo que as partículas de nêutron demoravam a se decompor em prótons quando eram removidas do núcleo de um átomo.

Dois experimentos separados viram os nêutrons quebrarem em taxas diferentes, em vez de se decomporem e se tornarem prótons exatamente na mesma velocidade, como era esperado.

Em um deles, os nêutrons livres foram capturados por campos magnéticos e agrupados em armadilhas de garrafas de laboratório e, no outro, foram detectados pelo aparecimento subsequente de partículas de prótons de um reator nuclear.

Essas partículas lançadas no fluxo do reator nuclear viveram em média por 14 minutos e 48 segundos – nove segundos a mais do que as das presas nas garrafas.

Pode parecer uma pequena diferença, mas isto tem incomodado os cientistas.

Mas a existência de um mundo espelhado oferece uma explicação confiável: há duas vidas separadas de nêutrons, e pode ser que cerca de 1% dos nêutrons possam cruzar a divisão entre nossa realidade e o mundo espelhado antes de cruzar de volta e emitir um próton detectável.

O novo experimento irá disparar um feixe de nêutrons em uma parede impenetrável. Do outro lado da parede, um detector de nêutrons será instalado, o que normalmente não espera detectar nada.

Mas se o detector registrar a presença de nêutrons, a teoria é que eles podem ter atravessado a parede ‘oscilando’ no mundo espelhado – tornando-se nêutrons-espelho – e reaparecendo neste universo, mais especificamente no laboratório do Tennessee.

Broussard disse à New Scientist em junho:

"Somente aqueles que podem oscilar e voltar ao nosso universo poderão ser detectados."

Além disso, a equipe montará campos magnéticos em ambos os lados da parede, nos quais eles podem alterar em força. Espera-se que certas forças possam ajudar a oscilação das partículas.

Apesar da teoria ser sólida, a equipe está minimizando as chances de revelar o gêmeo sombrio da realidade.

Eu espero medir zero”, disse Broussard sobre os testes iniciais.

Mas se eles detectarem um nêutron do outro lado da parede, isso pode ter implicações profundas.

Ele disse à NBC:

"Se você descobrir algo novo assim, o jogo muda totalmente."

A existência de um mundo espelhado também poderia explicar a falta do isótopo Lítio 7 do nosso universo, que os físicos acreditam que não corresponde às quantidades que o Big Bang teria criado.

A detecção de raios cósmicos de alta energia que vêm de além da nossa galáxia também pode ser explicada pela existência do mundo espelhado.

Eles são poderosos demais para terem simplesmente viajado através do universo observado, mas se eles tivessem oscilado para o reino espelhado e depois voltado para fora, isso poderia explicar porque esse é o caso.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'