segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Suposta queda de OVNI em Paihuano, Chile

Durante a noite da última quinta-feira (23/2), uma série de rumores de uma suposta queda de um OVNI nas montanhas de Paihuano, Chile, provocou uma comoção no Twitter e no Facebook de língua espanhola.

Alguns chegaram a sugerir que um pelotão do exército chileno estava a caminho do local, mas a notícia foi descartada, apesar de que muitos habitantes falaram de que algo estranho ocorreu durante a noite de quinta-feira.

De acordo com o site www.diarioeldia.cl, Jorge San Juan, um morador da região, disse que viu uma luz na montanha, e que depois foi especulado se tratar de um OVNI.

Magadalena Pino (69), disse não ter visto nada, mas comentou que os boatos trouxeram memórias do que ocorreu em 1998, quando algo foi visto na Serra Las Mollacas.

“Era aproximadamente 15h30min e algo que brilhava caiu na serra; depois alguns helicópteros foram vistos no local“, relembrou Magdalena, indicando que também foi sentido um tremor de terra.

O ocorrido do dia 7 de outubro de 1998 ainda mantém um halo de mistério e são numerosas as histórias e mitos referentes ao acontecido, o qual marcou profundamente Paihuano e transformou esta comunidade, que era tranquila e solitária, em uma lugar visitado por milhares de turistas.

Mas o que realmente ocorreu em Painhuano em 1998? Os documentos e diários da época relatam que muitas pessoas observaram um objeto de tonalidade cinza cair na Serra Las Mollacas, partindo-se em dois.

Vários moradores declararam ter visto um objeto de cor metálica cair ao solo. Inclusive, um dos moradores disse que o objeto vinha soltando fumaça, era cilíndrico, de uns quatro metros de diâmetro e de cor avermelhada.

Dizem que em Painhano havia na época uma cidadã estadunidense trabalhando e que tinha um familiar na NASA. Conta-se que ela imediatamente chamou o parente para lhe informar o ocorrido, mas a resposta que obteve foi desconcertante: “Já sabemos“.

O fenômeno foi tão impactante que produziu um tremor, um apagão geral e as comunicações foram interrompidas por causa do campo magnético que se formou no lugar.

Moradores do local disseram que naqueles dias um grande contingente militar se aproximou em busca do objeto. “Recebi uma chamada da NASA e as instruções que me deram foram para não dar nenhum tipo de informação“, comentou o então relações públicas do município de Painhuano, Marcos Gallardo, no documentário realizado por Victor Vial, chamado “Caso Paihuano”.

O ovniólogo Patrício Diaz realizou na época quase 60 entrevistas com os moradores da região. Um testemunho em particular foi inquietante. Um taxista, que cumpria sua rotina de trabalho, lhe assegurou ter enxergado três caminhões verdes que circulavam em uma estrada paralela, quase escondida. O homem chegou a distinguir que sobre uma rampa transportavam um enorme objeto, coberto parcialmente por uma lona. Uma estrutura curva e fosforescente emergia do comboio militar.

Outras testemunhas disseram que policiais subiram até o local, mas que ao chegarem o local estava cercado e havia militares que não os deixaram avançar, dizendo para regressarem sem fazer comentários.

Hoje em dia os moradores da região pouco falam deste tema, mas o “Caso Paihuano” continua aberto. É um enigma que ainda se mantém indecifrável para os cidadãos comuns.

A propósito, quanto ao caso da última quinta-feira, de acordo com o site www.lavozdelnorte.cl, Verónica Salazar, encarregada do Escritório de Desenvolvimento Econômico do Município de Paihano, disse que “diante das consultas. o prefeito Lorenzo Torres entrou em contato com a polícia e lhe foi dito que devido às condições climáticas (tormenta elétrica), se registrou uma luminosidade no setor onde há antenas de comunicação. Isso seria o que as pessoas avistaram e confundiram com a queda de algo“.


Fontes: 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'