Cirurgiões na Índia removeram um ‘chifre de diabo’ da cabeça de um fazendeiro – e não sei quanto a você, mas isso é de dar arrepios.
Shyam Lal Yadav, da vila de Rahli em Madhya Pradesh, disse que o nódulo assustador começou a surgir há cerca de cinco anos, depois que ele bateu a cabeça.
Inicialmente, ele conseguiu que o barbeiro o cortasse, mas começou a ficar difícil e continuou a crescer, levando homem de 74 anos a procurar assistência médica.
Neurocirurgiões do Hospital Bhagyoday Tirth, na cidade de Sagar, confirmaram que se tratava de um chifre sebáceo – ou “chifre do diabo”, que às vezes é bastante severo, mas bem conhecido.
O chifre é composto de queratina, encontrada em unhas e cabelos, e a causa não é bem compreendida, embora tenha sido associada à exposição à radiação ou à luz solar.
Depois de realizar uma tomografia computadorizada, os médicos determinaram que o melhor curso de ação seria cortá-lo com uma navalha.
O cirurgião Vishal Gajbhiye disse:
"Cerca de cinco anos atrás, o paciente machucou a cabeça e após um caroço começou a crescer. Inicialmente, ele o ignorou, pois não causava nenhum desconforto. Além disso, ele pedia ao seu barbeiro local cortar o crescimento.
Mas, quando o caroço endureceu e começou a crescer ainda mais, ele foi ao hospital em Sagar.
Em termos médicos, esse tipo de crescimento raro é chamado chifre sebáceo (chifre de diabo). Como o chifre é composto de queratina, o mesmo material encontrado nas unhas, ele geralmente pode ser removido com uma navalha estéril."
Mas a remoção do chifre não foi o fim do problema para Yadav.
O Dr. Gajbhiye disse:
A condição subjacente ainda precisará ser tratada.
Os chifres sebáceos são lesões predominantemente benignas, porém a possibilidade de potencial maligno deve ser sempre lembrada. Os tratamentos variam, mas podem incluir cirurgia, radioterapia e quimioterapia.
Imediatamente após sua remoção, a pele foi enxertada na ferida que agora está completamente cicatrizada.
Yadav passou 10 dias no hospital depois de ter seu chifre removido e uma biópsia do crescimento o confirmou como inofensivo.
Parece que o Sr. Yadav saiu disso relativamente ileso.
De qualquer forma, se você está com medo que um pouco da luz do Sol possa transformá-lo em um unicórnio, considere que esses chifres são muito raros, e por isso o caso do Sr. Yadav foi submetido ao International Journal of Surgery.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Deixe um comentário educado! Siga a política do 'se não pode dizer algo construtivo e legal, não diga nada.'